Evangelho
(Lucas 13,22-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
"O fato mais surpreendente no chamado de Jesus Cristo a cada um de nós é que tudo aquilo que acontece com Ele, consequentemente, acontecerá com os seguidores d’Ele; melhor dizendo: pior acontecerá conosco.
Para que possamos ser fiéis e não corramos o risco de negar a fé, é preciso que nos aprofundemos em algumas realidades muito importantes, realidades estas que nos levam a entrar pela porta estreita - que leva à salvação:
1º Mergulhar a nossa vida no Evangelho: Precisamos ser íntimos da Palavra; quanto mais estivermos mergulhados na força da Palavra, tanto menos atenção daremos a tudo aquilo que quer nos tirar do foco, da meta. Nosso foco, nossa meta é o Senhor, a Sua Palavra. Na intimidade com a Palavra, nos tornamos íntimos de Jesus, pois Ele é o Verbo, que se fez carne. Só se anuncia aquilo que está dentro de nós; é do coração que vêm todas as coisas.
2º Jesus nos libertou de todas as escravidões: Não devemos nem podemos temer nada nem ninguém. Somente a Deus; e o Seu temor não é medo, mas confiança e respeito.
3º Vivemos, enquanto cristãos, da Providência Divina. Para dizer que há muito preocupação em nossa vida, quanto a tudo aquilo que é supérfluo, acidental. Não, o Senhor sabe do que precisamos. Inclusive, sabe de toda a angústia e perseguição que haveremos de passar e as que já estamos passando. Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia, sabe do que necessitamos. Tudo concorre para aqueles que amam ao Senhor, já dizia e diz São Paulo.
Na verdade, no mais profundo sentido da questão, o problema não está fora; aliás, nunca está fora, mas dentro de cada um de nós, ou seja, nós ainda não entramos na Palavra e não a deixamos entrar em nós. Não acreditamos naquilo que somos muitas e muitas vezes: filhos e filhas de Deus; livres em Deus.
Não queremos viver da Providência, fazendo com que o Senhor cuide nós. Desta forma, nunca conseguiremos resistir à grande perseguição. Por que são muito fortes as formas contrárias ao Evangelho? Não! É porque muito fracos somos, inconstantes, imaturos, queremos tudo sem o mínimo de esforço. Deste jeito, seremos tudo, menos cristãos. "
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova
"Jovem, o Senhor no Evangelho de hj eh mto claro, mostrando pra mim e para você por qual caminho devemos seguir e por qual porta devemos passar. O caminho que o mundo nos apresenta no começo eh um caminho largo, enfeitado, bonito, gostoso soh que no seu fim eh um caminho estreito, cheio de espinhos, pedras, escuro, solitário totalmente ao contrário do caminho que o Senhor nos apresenta, no começo pode sim ser estreito, com algumas pedras, com dificuldades e tribulações mais se conseguirmos ir ateh o seu termino veremos que no seu fim eh um caminho largo, bonito, confortável, gostoso. E isso nos mostra o que? Que o mundo soh vem nos enganar, nos confundir mostrando um caminho com mtas facilidades no seu começo e mtas tribulaçoes e silidão no seu témino. O Senhor nos apresenta um caminho totalmente invertido, um caminho estreito e com tribulações no seu começo e florido e agradável no seu fim, nos mostrando que somento o caminho do Senhor leva a salvação. Pois a Salvação nao eh solitária e mto menos escura, mas sim florida e agradável assim como o caminho do Senhor.
VOCÊ VAI QUERER ANDAR POR QUAL CAMINHO?
O que leva a Salvação ou o que nos leva a perdição ?
Hoje nem preciso dizer mtas coisas, o Pe. Pacheco no seu comentário logo mais em cima foi mto claro. Hoje a reflexão fica por SUA conta.
Já sabemos os 2 caminhos que são nos apresentados, qual a nossa escolha?
A Minha foi pelo caminho que me leva a SALVAÇÃO, foi pela PORTA ESTREITA.
Uma coisa importante de ser repetida. Não se engane que aceitando a Jesus sua vida vai ser fácil e sem problemas. Tenha a certeza de que aceitando a Deus as tribulações virão, as tentações vão almentar, como foi dito lá no começo: O fato mais surpreendente no chamado de Jesus Cristo a cada um de nós é que tudo aquilo que acontece com Ele, consequentemente, acontecerá com os seguidores d’Ele; melhor dizendo: pior acontecerá conosco.
Se Ele foi perseguido, seremos perseguidos por causa d'Ele, se Ele foi julgado, seremos julgados por causa d'Ele, se Ele nao foi compreendido pelo o mundo, não seremos compreenditos por causa d'Ele.
Mas a diferença eh que ELE nos da a força necessária para VENCERMOS essas barreiras.
NÃO TENHA MEDO DE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA, POIS ATRÁS DELA SE ENCONTRA JESUS!!"
(Guilherme Moreira)
Fiquem com Deus !!
Um Grande Abraço irmãos !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário